sexta-feira, 28 de março de 2003

Os weblogs começam a ter alguma expressão no Japão. Num país onde a tecnologia faz parte da vida diária, acho que um fenómeno como os weblogs poderá vir a ser interessante de observar. Por enquanto, encontram-se já no Japão vários mobloggs (Mobile Weblogs) e as fotografias tiradas a partir de telemóveis são frequentes. A notícia está na Japan Media Review (curiosamente criada nos EUA).

Dica de ContraFactos & Argumentos.

Têm surgido notícias sobre weblogs de jornalistas que acompanham a guerra. Entretanto, vi hoje a indicação de weblogs de soldados.

Dica de Silhuetas.

quinta-feira, 27 de março de 2003

Toda a gente que circula com frequência na Internet reconhece a importância do Google (ainda mais agora que, além de um agregador de notícias, comprou o Blogger). Acaba de ser publicado um livro que explica como os sites noticiosos podem usar o Google para melhorarem o seu contacto com o público. As dicas incluídas no livro parecem-me interessantes. E o título também é engraçado: Google Hacks: 100 Industrial-Strength Tips and Tools

quarta-feira, 26 de março de 2003

A Internet permite coisas assim: a SIC disponibiliza no seu site a carta que Mia Couto enviou ao presidente Bush. Com a limitação de espaço e tempo que existe nos outros meios talvez não fosse possível ler o texto na integra. Eu acho que merece ser lida e relida. Aqui deixo o parágrafo final:

O perigo não é o regime de Saddam, nem nenhum outro regime. Mas o sentimento de superioridade que parece animar o seu governo. O seu inimigo principal não está fora. Está dentro dos EUA. Essa guerra só pode ser vencida pelos próprios americanos. Eu gostaria de poder festejar o derrube de Saddam Hussein. E festejar com todos os americanos. Mas sem hipocrisia, sem argumentação e consumo de diminuídos mentais. Porque nós, caro Presidente Bush, nós, os povos dos países pequenos, temos uma arma de construção massiva: a capacidade de pensar.

O António Granado reuniu, há dias, numa página, o resultado de uma discussão sobre o que são weblogs. Além do post inicial do António, estão disponíveis vários comentários sobre o tema.
Parece-me interessante acompanhar esta discussão, numa altura em que, quer internacionalmente, quer em Portugal, os weblogs parecem ganhar alguma projecção. Por exemplo, a lista blogsempt já reúne 282 weblogs portugueses.

terça-feira, 25 de março de 2003

A conquista de um público jovem para o consumo mediático poderá passar pela internet e pelos dispositivos móveis. Os jovens estão habituados a consumir informação quando, onde e como desejam, pode ler-se num artigo do MediaBriefing a propósito deste tema. Na Holanda está previsto o lançamento de um jornal para jovens entre os 11 e os 14 anos:

KidsWeek- que se lanzará en el mes de abril en Holanda, en estrecha colaboración con uno de los principales sitios web para niños de los Países Bajos: Kids Planet. Precisamente a través de Iternet, mediante la interacción con los lectores, es como se espera recoger las preferencias y necesidades de éstos, paa servírselas y obtener también la contribución del público para el periódico.

Quando vejo notícias sobre este assunto, recordo-me sempre a importância que os telemóveis têm na vida dos mais novos. Há pouco tempo, li no SmartMobs, que Howard Rheingold, o seu autor, se apercebeu de uma mudança na nossa forma de comunicar quando, numa praça de Tóquio viu muita gente a olhar para o telemóvel em vez de falar. Eu estou sempre a ver cenas semelhantes, e quase sempre com gente nova.

sexta-feira, 21 de março de 2003

John Pendygraft, fotógrafo do St.Petersburg Times, que está a acompanhar a guerra do Golfo a partir do Kwait, junto com a HMM 365 Marine Helicopter Squad, enviou para o editor do jornal uns comentários pessoais sobre a situação que enfrenta. Resultado: foi criado mais um weblog. Assim é possível ver as imagens, ler as impressões e pensamentos do fotógrafo e até as conversas que mantém num sistema de instant messaging com outros colegas nos EUA.

Um pequeno excerto:

It's amazing how long a day can last. I've had days when I looked at my watch and thought "Where did the day go?" Yesterday seemed like at least a week. We spent the morning in and out of bunkers in chemical gear and gas masks, hearing about incoming Scuds and waiting to see if the Patriots did their job.

Dica de E-Media Tidbits.

Muita da informação que circula em weblogs refere-se a notícias de meios de comunicação social online. Agora, David Sifry criou um sistema de indexação dos links criados a partir de um conjunto de 150 mil weblogs para os OCS online. Ou seja, obtém-se uma boa perspectiva sobre o que os autores dos weblogs andam a dizer da actualidade mediática. Hoje a guerra domina as atenções.

Dica de e-Cuaderno.

terça-feira, 18 de março de 2003

Já agora, aqui fica a lista criada pelo Cyberjournalist, onde estão reunidos os weblogs de jornalistas que estão integrados em espaços de guerra. O mesmo site compilou algumas informações sobre a cobertura do conflito.

The military has an acronym for everything. Signs warn me about UXOs, or unexploded ordinances. My hosts here are called PAOs, or public affairs officers. I'm told I can buy phone cards at the BX, or base exchange.

What I'm looking at right now is long line of trucks packed with all kinds of belongings of Kurdish people moving north. With President Bush's speech last night that the conflict could begin in 48 hours if Saddam Hussein and his sons don't leave Iraq, many people are afraid that the war will begin and that theyll be trapped in this area that is very close to the Iraqi front lines.

São extractos de diários, ou melhor, weblogs de repórteres americanos que estão no terreno a cobrir as movimentações que antecedem a guerra. O primeiro intitulado Assignement: Kwait conta o dia-a-dia de um jornalista numa base militar norte-americana no Kwait. O segundo extracto é de um audioblog, de Kevin Sites, correspondente da CNN.

segunda-feira, 17 de março de 2003

Blogging Goes Mainstream, Take 258, por Mark Glaser, na OJR. O título do artigo é irónico mas o seu conteúdo interessante. Os weblogs começam a ganhar alguma importância. Até em Portugal, o fenómeno está a conhecer uma evolução (note-se, por exemplo, a quantidade de novos blogs nos últimos tempos).

O que fazem muitos americanos em época de guerra eminente para obterem notícias? Vão à internet consultar sites noticiosos estrangeiros. De acordo com um artigo da Wired, em Janeiro último metade dos leitores que acederam ao britânico Guardian Unlimited estavam no continente americano.

Mais um weblog novo na área da comunicação. Chama-se Educação à Imagem e é do Prof. José Carlos Abrantes.

Dica de Ponto Media.

sexta-feira, 14 de março de 2003

Há mais dois weblogs relacionados com jornalismo e comunicação.

Teorias da comunicação - é o weblog do prof. Rogério Santos, onde este publica textos de apoio às aulas sobre comunicação que ministra na Universidade Católica.

Este é o weblog do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Dica de Ponto Media.

Com a aproximação de uma muito provável guerra, muitos se perguntam sobre o papel da Internet nesta questão. Na anterior Guerra do Golfo, a cadeia de notícias norte-americana CNN emergiu como o grande meio de comunicação. Mas agora a internet pode ser uma excelente fonte de notícias. O primeiro parágrafo deste artigo da OJR destaca o possível papel dos weblogs:

Will the start of a second Gulf War be reported first on the Internet? Some pundits certainly think it's possible, citing weblogs as the most likely source of speedy information emerging from the war zone. Others have even suggested that the 'blogosphere' will come to supplant traditional media as the main news source for a web-savvy public.

War in Iraq é um weblog que aborda assuntos relacionados com guerra e onde são disponibilizadas informações dos que estão contra e dos que estão a favor do conflito. (Recomendo também a entrevista que Jeff Jarvis, o autor deste blog deu à I Want Media)

No entato, seja qual for o papel dos weblogs nesta situação, as coisas serão muito diferentes desta vez. Por duas razões, avança-se no artigo da OJR:

first, competition among media organizations will be that much more intense than before; and second, advances in digital and communications technology have created a more level playing field for all media players who chase exclusives from the front lines.

Hoje ouvi um post. É mesmo assim. Não li, ouvi um post num audioblog. Depois de ler em diferentes locais sobre este assunto, decidi dar uma olhada por um audioblog (o RealJoe, cujo endereço encontrei no E-Media Tidbits). Não fiquei muito entusiasmada com a ideia dos audioblogs, mas têm algum interesse.

quinta-feira, 13 de março de 2003

Um artigo sobre weblogs nas empresas. A decisão de utilizar weblogs como ferramenta de comunicação é política, diz o autor do artigo, que apresenta casos de algumas empresas que já utilizam blogs para comunicar com os seus públicos (internos ou externos). Haverá alguma empresa portuguesa que já utilize weblogs?

Dica de Contra Factos & Argumentos.

quarta-feira, 12 de março de 2003

JD Lasica tem assistido à conferência South by Southwest 2003, e deixou no seu blog comentários sobre um painel a que assistiu. Mais uma vez, a ligação entre jornalismo e blogs volta a ser discutida. Um pequeno extracto:

It is becoming clear that millions of people are turning to weblogs for news, information, commentary and entertainment -– just for the pure joy of taking in writing that’s vivid, vibrant, telegenic, emotion-laden, and driven by personal experience rather than the formula of detachment that deadens far too much traditional journalism.

What does it take to be an online journalist? You don’t need a professional publication with a slick Web site behind you, though it doesn’t hurt. All you really need is a computer, Internet connection, and an ability to perform some of the tricks of the trade: report what you observe, analyze events in a meaningful way, but most of all, just be honest and tell the truth.

segunda-feira, 10 de março de 2003

Este fim de semana foram anunciados os vencedores dos Weblog Awards 2003. E já está em marcha mais um concurso, o Webby Business Awards, desta vez para premiar os melhores weblogs de negócios. Espero com muito interesse não só os resultados mas os concorrentes. Há 14 categorias (áreas de negócio) possíveis. As candidaturas decorrem até 30 de Maio.

Por falar em novos sites sobre jornalismo, já está online o site Webjornalismo.com, da responsabilidade do Prof. João Canavilhas da Universidade da Beira Interior. A UBI é também responsável por projectos muito interessantes na área do jornalismo.

Encontrei há alguns dias o Jornalistas.com, um site que reúne notícias sobre jornalismo e jornalistas de língua portuguesa. As notícias são apresentadas por países, e o portal inclui também foruns de discussão. Parece-me muito interessante.
(post em homenagem à Madalena e à Patrícia, leitoras assíduas deste blog)

quinta-feira, 6 de março de 2003

Na semana passada, contei como o presidente da Coreia do Sul se afirmava como o primeiro presidente com conhecimentos de HTML. Já na altura vi uma referência ao site noticioso ohmynews. Hoje no E-Media Tidbits encontrei esta referência:

Of interest to readers here might be the journalistic policies of OhmyNews.com's editor, Oh Yeon Ho: "My goal was to say farewell to 20th-century Korean journalism, with the concept that every citizen is a reporter." Only 20% of the site's content is written by its 41-person staff. The majority is written by more than 10,000 other contributors who are paid small amounts.

A mim parece-me interessante.

Gostava de dar conta de alguns blogs portugueses interessantes que encontrei recentemente.

:: através do António Granado descobri o Sopa de Pedra.
:: de lá cheguei ao Espigas ao Vento.
:: deste último fui ter ao Janela Indiscreta.

quarta-feira, 5 de março de 2003

O BlogWeaver é o primeiro editor de HTML dirigido a weblogs. É um software semelhante ao Dreamweaver e ao Front Page mas que permite uma integração com o Blogger e a consequente edição visual de um blog. Assim, talvez seja mais fácil criar e modificar templates. O preço é baixo.

Dica de JD Lasica.

Vi no Silhuetas um novo indexador, com motor de pesquisa para weblogs. Chama-se Blogstreet e além de indicar nos nossos "vizinhos virtuais", indica também quem estabelece ligações para o nosso blog.