quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fonte de Comunicação

Chama-se Fonte de Comunicação e é o blog corporativo da empresa onde trabalho. Já existe há algum tempo, mas foi ganhando solidez antes de ser divulgado.
Orgulho-me de ter contribuído para a criação deste projecto, inteiramente desenvolvido pela LK Comunicação. A plataforma é nossa, a imagem também e os conteúdos são muito abrangentes. O blog é mantido pela equipa da empresa, englobando pessoas da área das Relações Públicas, Marketing, Publicidade, Design e Fotografia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Best of the Blogs chega à fase final

A partir desta segunda-feira, dia 22 de Outubro, já é possível votar nos finalistas da quarta edição do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle, o The BOBs – Best of the Blogs. São 150 os blogs nomeados nas 15 categorias do concurso (no total, chegaram à redacção 7 mil sugestões).
Entre os nomeados para o «Prémio Repórteres Sem Fronteiras» está o blog Desabafos Angolanos, que reúne relatos pessoais sobre o quotidiano em Angola.
Na categoria «Melhor Weblog em português», destaca-se Diário de um sociólogo, relatos sobre Moçambique reunidos pelo sociólogo Carlos Serra, da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo.
Imprescindível: visitar o blog Portugueses ao volante, nomeado para o «Prémio Blogwurst». Comportar-se como um animal ao volante é tão português como o fado e o chibanço. Melhor deixa é impossível...
A votação online decorre até 15 de Novembro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Web 3.0 ou Web Semântica ou...

As definições e as características da próxima forma da Web ainda estão em discussão. Os conceitos de Web 3.0 e Web Semântica têm sido discutidos, mas até ao momento ainda não há um consenso geral.
Encontrei há uns tempos um texto de Alex Iskold sobre este assunto intitulado "The Structured Web - A Primer" que merece uma leitura muito atenta:

A critical piece of the next web evolution is the introduction of structured information. This concept is so basic to us as humans, that we completely overlook the fact that it is quite foreign to computers. When a person looks at a book on Amazon, she sees a book, with the author, ISBN number, publisher and the publication date. To a computer that page on Amazon is nothing more than a bunch of HTML. Increasingly, information on the web is becoming more and more structured. This process is happening via several major movements:

* The rise of APIs
* The proliferation of vertical applications that run on top of existing data
* An increase in classic Semantic Technologies and Microformats
* The spread of RSS as an information delivery mechanism

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Prémio para jornalistas "positivos"

No Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) criou um prémio para jornalistas que efectuem trabalhos"positivos" sobre o Sistema Único de Saúde. "Ao apresentar esse tipo de condição para receber o prêmio, é proposta uma prática que não revela a verdade total. Eles estão pedindo que os profissionais deixem o jornalismo de lado e façam outra coisa", disse ao Folha de S. Paulo o professor Manuel Carlos Chaparro, doutor em Ciências da Comunicação.
Nem vale a pena dissertar sobre o título do galardão («Prémio CONASS de Jornalismo»), porque este já diz tudo... Só espero que a moda não pegue por cá.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Relações Públicas e Bloggers

Quem trabalha em Assessoria Mediática sabe como é difícil lidar com os jornalistas. Ainda há muitos que vêm os RP's como o lado mau, que tenta influenciar o seu trabalho, sem escrúpulos e outras coisas semelhantes. Por isso, o envio de uma Nota de Imprensa ou os contactos pessoais são sempre muito cuidados.
Já são muitas as empresas de comunicação que procuram também fazer chegar as suas mensagens aos bloggers que, de alguma forma, influenciam o público alvo dos seu clientes. Eu acho este caminho muito interessante, mas como blogger sei também que este contacto não deve ser feito sem regulação. (E eu, por defeito ou feitio profissional, tenho uma grande abertura para estes contactos).

Vem isto a propósito de dois posts escritos em Espanha por dois bloggers que também estão ligados à comunicação. José Luis Orihuela enviou 10 conselhos à Revista Esquire sobre como lidar com bloggers. (A revista entretanto já respondeu). Entretanto, Octávio Rojas pegou na lista anterior e acrescentou ainda algumas ideias.

Para quem anda a pensar nestes assuntos, são dois textos fundamentais.

Global PR Blog Week 3.0

Constantin Basturea pede ideias e opiniões para melhorar o evento que vai já na 3ª edição.
É um evento de acesso livre, que decorre on-line, acessível através da página globalprblogweek.com. Por enquanto, a organização quer saber:

How do you see this event?
What do you expect from it?
What would you like to read/ see/ listen to?
What it will make it most valuable for you, and for the industry?


Respostas para este email.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Tabela periódica de brandig

É um excelente instrumento de reflexão e muito interessante para quem trabalha na área.

brand elements
Built by Kolbrener, corporate branding experts.

Via Communication Overtones.

Post prepara web 3.0

Na próxima primavera, o Washington Post já vai estar preparado para a Web 3.0. Foi o que anunciou um responsável pela empresa que detém a publicação. Na conferência da Association of Online Publishers, a responsável anunciou que o Post vai desenvolver ferramentas que permitam aos utilizadores interagirem com o site e comunicar com outros utilizadores. Por outro lado, os responsáveis do jornal querem também que os leitores passem mais tempo no site em busca de mais conteúdo.
São exemplos a criação de um serviço que apresente páginas a partir de palavras chave ou tags e optimização da pesquisa.
Mais informação no blog Jornalism.co.uk.